segunda-feira, 15 de agosto de 2011

20 anos depois...

Há vinte anos eu estava ainda no ensino fundamental (que na época era ginásio!). Não tinha CD (já existia mas eu não tinha), minha vida musical se resumia a um walkman do tamanho de um tijolo e a um microsystem que eu usava pra gravar as músicas que tocavam na rádio. Eu me lembro exatamente do dia que comprei cada um deles. A MTV tinha acabado de começar, mas era difícil sintonizar, nem todo televisor tinha o UHF pra assistir ao canal 32. Sem internet, sem youtube, o contato e a descoberta musical eram muito diferente das atuais. Coleção de folhetos do Fisk pra aprender as letras, cópia de caderno de letras de música de amigas, torcida pra na aula de inglês o professor trazer algo legal, disco emprestado do amigo pra gravar em K7!

Enquanto isso em Seattle Eddie Vedder, Stone Gossard, Mike McCready, Jeff Ament e Dave Krusen lançavam o primeiro álbum do Pearl Jam, Ten.

Não foi de imediato que eu conheci o Ten. Nesse mundo que vivíamos pra que algo chegasse até nós era preciso que alcançasse um sucesso que o fizesse ir parar no rádio ou na TV. Sendo assim foi somente em 1992 que, com a explosão do PJ, pudemos descobrir o álbum e todas as suas nuances. E foi por pensar no aniversário desse disco alardeado e comemorado via internet, que acabei por me lembrar de como era a vida naquela época.

Fiquei nostálgica, com saudade do meu walkman, do meu caderno cheio de letras, da emoção de folhear a revista Bizz em busca de uma música esperada.
Sim, eu admito que hoje é muito mais fácil, cabe muito mais música em um mp3 player qualquer que em um K7, as mochilas devem estar mais leves sem 15 fitas pra levar pra viagem, posso ver mil versões da mesma música que eu gosto, conhecer a letra de qualquer uma delas que me interesse. Vejo filmes, séries, shows na hora que quero.

Mas assim por um momento me deu saudade de outros tempos, onde tudo parecia ser tão cheio de encanto ... lembranças costumam ser seletivas e tornam tudo meio mágico não é mesmo?

2 comentários:

  1. Tb vivo assim nostálgica! Parece q tudo era mais simples e todo mundo parecia mais feliz... Hj corremos tanto atras de tudo q muitasvezes esquecemos das coisas simples e da felicidade q elas trazem... Bj

    ResponderExcluir
  2. Bem parecido comigo! Mas no segundo grau eu já tinha um cdplayer ao invés do walkman...mas essa de torcer pro professor do cursinho trazer a letra era sempre!!!!

    ResponderExcluir