sábado, 19 de março de 2011

Quando ir pra escola? Com 2 anos... será?

A segunda tentativa de escola foi com 2 anos e 7 meses. Agora já com outra visão. Integral? Jamais! Escola sim mas pra conviver com outras crianças, pra brincar.

Decisões: se ficar doente sai, se ficar doente fica afastado até melhorar.

E a escola já estava escolhida! Sim nada mais natural que voltar pra escola que estava e amava não é? Pois assim foi. Voltou pra escola que tinha frequentado.

Mas um ano e meio depois de sair de lá eu já não era a mesma. Ele também não.

Começamos a adaptação. Nos primeiros dias sucesso! Nada de choro, tudo indo bem. Mas as coias foram ficando diferentes. Começou a chorar pra entrar. Ah mas isso é "normal", todos diziam. "Ah mas para qdo a mãe sai". E parava mesmo pq eu ficava esperando e ia embora de coração partido. Justo eu que me tornei tão contrária ao choro, ia deixar chorar. Mas se todos diziam ser normal... e afinal eu via que ele estava "bem" não é? Ele dizia que gostava da escola, da professora. Mas eu achava estranho, parece que as coisas pioravam ao inves de melhorarem.

Um dia ele me pediu pra buscá-lo. Eu apesar de não ter tempo aceitei e fui. Na saída notei que ele estava de calça e não de short como tinha ido. Notei também que ninguém veio trazê-lo, nem professora, nem auxiliar. Na agenda uma observação: 2 xixis na roupa.

No caminho pra casa uma conversa... "e aí a Tici colocou na cadeirinha". Oi? Colocou onde? Colocou pq? "colocou na cadeirinha pq ela ficou triste" Ficou triste pq vc fez xixi? "não ficou triste pq eu queria a mamãe".

Cada palavra martelando minha cabeça: xixi na roupa, cadeirinha, ficou triste, chorei que queria a mamãe.

Não fui trabalhar. Precisava saber o que estava acontecendo. A única vez que fez xixi na roupa antes depois do desfralde foi nas férias da babá em um dia que sentiu muita falta dela. E agora 2 vezes xixi. E choro. E mamãe me busca.

Fui à escola. Não tinha hora marcada (afinal pq eu teria naquele dia não é?). Então não seria atendida. Quase não acreditei. Mas me plantei lá até ser atendida.

Veio a coordenadora. Tudo é "normal" "xixi escapa" " não pode ter sido com ele que ela brigou ele é bonzinho... deve ter sido com um menino levado da classe" "ele é tímido". Cada coisa que ela falava me parecia mais absurda que a outra.

E finalmente eu soube: ele não vai mais. Não nessa escola, não agora, não desse jeito.

Foi um aprendizado pra mim e não pra ele, mas foi. Aprendi que devo respeitar o que eu acredito. E a próxima escola será escolhida de modo totalmente diferente.

2 comentários:

  1. Hahaha.Te achei!!!
    Voce escreve muito bem!
    Divulga!Divulga!
    Adorei o título

    ResponderExcluir
  2. Essa eu já conhecia. E era isso: sair da escola, não teria opção.

    Isso aconteceu parecido comigo no sentido de que eu jamais colocaria a Isa em 2 das escolas que ela estudou. A primeira e a terceira (a segunda só saiu porque nos mudamos).

    A gente muda. Que bom!

    ResponderExcluir