sábado, 21 de maio de 2011

Síndrome da Adolescência Normal

Hoje fiquei com vontade de escrever um pouco de algo que convivo diariamente e que é motivo de alegria pra mim.

O trabalho com adolescentes surgiu pra mim como uma fusão de coisas que eu gostava. Uma medicina muito mais ampla que sintoma/doença/remédio. Que enxerga o indivíduo como um todo, onde corpo, mente, ambiente estão integrados. Através da Hebiatria (medicina do adolescente) eu encontrei um trabalho que me instiga e me faz acreditar no que estou fazendo. Então aí vai o primeiro post sobre adolescentes...


A adolescência é quando a personalidade se forma, as opiniões surgem, existe um desejo enorme de mudar, de fazer diferença. Sendo assim é uma fase, pelo menos pra mim, encantadora.

Trabalhando com adolescentes porém o que vemos são pais, professores, e quem quer que esteja perto do adolescente muitas vezes perdidos. Não é raro que a escola ou a família busquem o serviço de saúde almejando tratamento psicológico pra situações que na maioria das vezes são esperadas pra idade.

Certamente não é fácil pra família lidar com a perda daquela criança. Mas também não é fácil pro adolescente deixar de ser criança.

Costuma-se dizer que na adolescência vivem-se 3 lutos: a perda do corpo infantil, a perda dos pais da infância e a perda da identidade e do papel infantil. E existem 10 características que em adolescentes são totalmente esperadas, conhecidas como Síndrome da Adolescência Normal. São elas:

Busca de si mesmo e da identidade adulta
Através da elaboração dos 3 lutos característicos dessa idade o adolescente busca constantemente a desejada identidade adulta, o "quem sou eu", que ele só vai encontrar no final do processo.

Tendência Grupal
O adolescente pertence ao grupo mais que a familia, assim sendo a opinião e costumes do grupo passam a ser prioritários pro adolescente. Ser aceito no grupo é prioritário.

Necessidade de intelectualização, fantasia e saída do presente
É um mecanismo de defesa e de pensamento típico da idade, grandes planos são elaborados, a imaginação predomina. Desse pensamento muitas vezes surgem mudanças reais que impulsionam a evolução humana.

Crises religiosas
Desde misticismo, ateísmo, fanatismo religioso. Muitas vezes o mesmo adolescente experimenta vários comportamentos religiosos.

Distemporalidade
Algumas coisas são urgentes (comprar uma mala pra uma viagem daqui 1 semana) outras nem tanto (estudar pra prova de hoje a tarde)

Evolução sexual
Desde inicio da descoberta do corpo e do prazer sexual até a busca de parcerias, jogos de conquista, amor romântico, paixões intensas e fugazes

Atitude Social Reivindicatória
a melhor caracterísica do adolescente na minha opinião. Nessa idade os absurdos socias, as divisões de classe injustas, as burocracias, etc, são alvo de revolta e de atitudes que infelizmente são coibidas por adultos conformados e coniventes com o padrão social vigente.

Contradições sucessivas de Conduta
Por todas as mudanças físicas e emocionais que está passando o adolescente não tem como manter uma postura rígida e continua. Logo as mudanças constantes são tanto esperadas como necessárias.

Separação dos pais
Feita de maneira gradual ou abrupta é uma característica que frequentemente incomoda em demasia a família que se sente perdendo o adolescente. Porém pra que se construa a própria identidade é primordial que esse afastamento ocorra.

Flutuações do humor com predomínio depressivo
Uma conquista pequena leva a uma alegria e comemoração enorme. Um pequeno contra tempo tem o efeito inverso e leva a tristeza também "desporporcional". Isso várias vezes ao dia, leva a choros e euforias frequentes que muitas vezes preocupam a família. Importante diferenciar a labilidade emocional de depressão real que possa precisar de tratamento adequado.

Essas características todas, que se apresentam em maior ou menor intensidade individualmente, são essenciais pra que se possa sair de uma personalidade infantil e se alcançar uma personalidade adulta. E muitas delas são tão especiais que se as mantivéssemos ao longo da vida muita coisa seria melhor pra nós e pro mundo ;-)




7 comentários:

  1. Estou lendo um livro imperdível - NurtureShock - e o capítulo sobre sono fala especificamente que muitas das características "típicas" de adolescentes, especialmente as variações de humor, podem ser simplesmente falta de sono :) Muitas regiões dos EUA estão cedendo à evidências e alterando o horário de início das aulas de ensino médio para depois das 8 da manhã, com melhoria absurda no comportamento e notas dos alunos! Como o relógio biológico "shifta" na puberdade e os adolês não conseguem dormir cedo (não é só senvergonhice, nem só permissividade dos pais, mas também é, rsrs), acordar cedo pode ser prejudicial de verdade para eles. Até os acidentes de carro diminuíram muito nas regiões que alteraram o horário de aula (lembrando que lá se dirige desde os 16, e em alguns lugares até com 14 ou 15 anos).

    ResponderExcluir
  2. Caramba, me gela a guela pensar que um dia vou ser mãe de adolescente, não porque os ache complicados, mas pq são dramááá´ticos! kakakaka

    Bárbara, adorei, posso colocar o link desse post no meu blog?
    bjbj

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Confesso que morro de medo da adolescência do meu filho. Mesmo antes de ser mãe já tinha medo desta fase. Essas mudanças todas me assustam.
    Bom saber que você curte, assim já sei a quem recorrer pra me dar umas dicas =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah, adorei o texto, até porque a adolescência sempre foi meu medo. Sempre achei que ela é o lugar onde a coisa anda ou desanda, mas agora já sei pra quem vou pedir ajuda, rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Mas como a Mariana, temo pelo drama kkkk

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, mas e o luto pela bissexualidade infantil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sintomas da síndrome são uma forma de lidar com o luto, ou seja a perda da bissexualidade infantil é uma das causas e não um sintoma

      Excluir