sexta-feira, 13 de julho de 2012

Todo dia é dia do Rock


Começo dos anos 80. O rock estava em um "pós auge" dos anos 60 e 70, mas ainda era forte e ainda tinha muita coisa pra acontecer. Enquanto isso muito distante desse cenário musical eu conhecia  a maior banda de rock do mundo, o Led Zeppelin, por intermédio de meu pai, sem ter noção alguma do que era aquele som, e da força que ele tinha.

Cresci assim, ouvindo rock por tabela. Mas foi somente na adolescência que comecei a entender melhor o que o rock significava e que passei a ser tocada por ele de uma forma diferente. Foi nessa época que ele começou a ser o meu amigo, meu conselheiro, meu incentivador. A música tem um poder enorme pra quem se deixa ser tocado por ela. E a minha música era o rock.

A primeira grande banda que eu conheci e pela qual eu me encantei foi o Guns n' roses. Tá certo que parte do meu interesse era pelo vocalista de roupinhas justas e beleza bem acima da média. Mas era também pela música. Ah a música! Hoje, mais de 20 anos depois, e achando o Axl uma figura um tanto bizarra, as músicas do Guns ainda são das minhas preferidas. 


Não é mais a minha banda predileta, mas o primeiro grande amor é inesquecível. Foi também o primeiro show de rock que eu vi. A primeira vez que eu saí de um show de rock! E só quem já viveu isso sabe do que estou falando. A energia que recebemos durante o show, a empolgação enquanto vc caminha com outras milhares de pessoas rumo à saída mais próxima, com um sorriso bobo no rosto e uma sensação de preenchimento da alma.

Foi em 1991-92 que entrou na minha vida o Pearl Jam, esse sim pra quem jurei amor eterno. Não fidelidade, pq convenhamos não se pode e nem se deve ser fiel a uma única banda, mas é a banda prioritária, a que gasta a maior parte do meu dinheiro, a que faz parte dos meus planos. É a banda que mais me tira do buraco, que mais me acalenta e me consola, que me faz rir e me faz chorar.

Uma das minhas maiores alegrias e orgulhos nessa parte musical é ter tido q chance de ver Robert Plant (o maior vocalista do mundo, sorry Eddie Vedder) junto com Jimmy Paige o maior guitarrista do mundo (sorry Mike). Mas ainda sonho em ver um show do Led Zeppelin reunido. Assim como sonhei muito em ver um show do Pearl Jam (e ainda sonho com isso sempre, mesmo tendo visto 10). Sonho em ver um show em Seattle. Sonho em ver Soundgarden. Escuto rock todo dia porque ele faz parte de mim.

O curioso é que de música de jovens o rock está se transformando em música de velhos. Porque a juventude atual escuta muito mais outros gêneros musicais do que rock. As rádios que na minha adolescência tocavam rock agora tocam Hip Hop, tecno e umas outras coisinhas aí que nem tem como classificar em gênero. Os festivais antes de rock, hoje contemplam vários estilos. Isso é ruim? Acho que não. A música tem que evoluir, tem que mudar. As vezes pra melhor, as vezes pra pior por um tempo, pra depois surpreender ao mundo novamente com algo novo e sensacional que hipnotize multidões.



Não sei, muita coisa ainda está sendo feita, criada. Muita gente ainda tem no rock o gênero musical de preferência. Muitos adolescentes descobrem e se tornam grandes fãs de bandas como Nirvana, Aerosmith, Radiohead. Assim como pessoas da minha geração se apaixonaram por The Doors, The Who, Pink Floyd apesar de não terem vivenciado o auge dessas bandas. 

Tudo bem, talvez o rock tenha cumprido sua missão e caminhe pra extinção. Espero que não. Mas ainda que seja assim, tudo de grandioso que se criou ficará pra sempre por aqui. Da mesma forma que até hoje ouvimos e admiramos Mozart, Bethoven, Choppin, apesar da música clássica ocupar um nicho restrito, pode ser que isso aconteça com Led Zeppelin, Rolling Stones, Eric Clapton.

E ainda que ninguém nunca mais ouvisse rock daqui 100 anos, tudo que foi feito valeu a pena. Porque muitas vidas (incluindo a minha) não teriam o mesmo sabor sem essa música impactante que é o rock n' roll. 




3 comentários:

  1. Nossa, voce e Marcio precisam conversar.!!!
    E ele tb ja influencia as crinaças.
    Eu conclui que na bahia não chegava rock.
    E nao chegava a mim.
    Nao sei....
    Filho meu vai ter de tudo um pouco, espero.
    Pq, por mim so ouviria pop e MPB. Pronto.
    Falei e voce morreu de desgosto. Jura ser minha amiga ainda?

    ResponderExcluir
  2. Lo, mas eu escuto outras coisas tb e na minha casa tb tinha muita MPB, sou apaixonada pelo Chico Buarque :)
    Saudades!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro bem da loucura que era nos anos 90 até 93 a loucura pelos Guns. Mas eu sempre achei Bon Jovi mais bonito ;-)

    O marido de uma prima toca Beatles e Stones cover e sempre vou aos shows. Ultimamente tenho reparado que muita gente tem levado os filhos, então sempre vai ter uma nova geração acostumadas a escutar clássicos.

    Engraçado que na minha cabeça ficou muito marcado que vc é fã do Pearl Jam, sempre que escuto ou leio algo deles lembro de vc!

    bj

    ResponderExcluir